Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Ontem foi aniversário de Francisco de Paula Vitor. Ariano, de Marte em touro, gente que sabe controlar os nervos e direcionar a energia, no trabalho incessante e contínuo, de Saturno em Câncer, gente que se estrutura no trabalho dos afetos e da memória, de Vênus em Peixes, de paixão e desejo pelo divino, pelo invisível, pelo marginalizado, pelo inascessível, quase um delírio de tanto amor, de Júpiter em Libra, grandioso na gentileza e na diplomacia, generoso e atencioso a necessidade dos outros, focando sempre o lado bom das pessoas, mas de Lua em Escorpião: de mergulhos profundos no veneno, na dor e no oculto, no mistério.

A maior parte das pessoas se lembra de comemorar apenas o dia de sua morte, 23 de setembro de 1905. Uma cidade inteira para para celebrar. Afinal de contas, com essa carta natal, o menino negro destinou-se ao casamento com o divino, ao serviço incansável ao próximo, mesmo num tempo e espaço bastante inóspito para isso, século XIX, no interior das Minas Gerais. 

O menino nascido em 12 de abril de 1827 foi bom de briga; alguém de grandes vitórias ao conseguir se consagrar sacerdote num tempo em que a Igreja Católica ainda era autoridade reguladora do país tanto quanto o próprio (e novíssimo) Estado de Direito, em tempos quem a escravidão ainda vigorava, não apenas no trato e no imaginário, mas na prática. 

Seria muito otimismo dizer que hoje, em que ele faria 189 anos “em pleno século XXI” as coisas estão bem diferentes, benzadeus! Mas não...

Publicado em Sociedade
Segunda, 11 Abril 2016 20:30

Trilogia: "O Papagaio e o Sabiá"

Para começar essa semana, que será marcada pela política, pelo toma lá da cá e pelo"muro de Brasília" decidimos relançar em um único post uma trilogia poética do amigo e colaborador 10porhora, Diego Castro. Confira! E vamos juntos(as) criar uma nova história! Livre,  sem repetir os erros atuais e/ou alguns como o de 64 que ainda nos assombram. Pela liberdade, pela igualdade, pelo respeito à democracia, por um mundo melhor, mais amoroso e a 10porhora: "O Papagaio e o Sabiá"! 

Publicado em Sociedade
Segunda, 04 Abril 2016 18:59

Recados do Coração - Esperar o Sol

Este recado é pra você que está apressada; é pra você que está atrasado; pra você, querida amiga, que deseja fluir; pra você, meu irmão, que está on-line, preso no engarrafamento; pra você, minha cara, que tem anseios em se libertar das amarras do motor. Este recado é para tocar fundo em seu peito. O 10porHora tem o prazer de sussurrar esta canção em seu ouvido e escutar as batidas do seu coração.

Publicado em Recados do Coração
Sexta, 01 Abril 2016 19:00

Filosofia 10porhora

Para fechar a semana que publicamos o último módulo da palestra: "Sustentabilidade: Um Despertar da Humanidade", do Professor Ms. Júlio Resende, aproveitamos para resgatar esse belíssimo texto: "Filosofia 10porhora", também de sua autoria e que tão bem representa/contextualiza as ideias e o conceito 10H. Confira!

Filosofia 10porhora 

O conceito 10porhora é conectar sustentabilidade. Somos um projeto de debate e implantação de soluções para um mundo melhor, dos mais diversos pontos de vista da sociedade, como a educação, a cultura, a comunicação, a arquitetura, a alimentação, a gestão, o turismo, as artes, entre outros. O que sustenta este conceito é a filosofia 10porhora, que ainda está sendo desenvolvida por seus e suas integrantes. O principal desafio é inventá-la no cotidiano de cada um(a).  De uma forma resumida, trata-se de desaceleração.  Acreditamos que 10porhora será a velocidade do futuro.

Publicado em Educação